HISTÓRIA em um só clique!

segunda-feira, junho 04, 2007

Diário de garota judia no Holocausto vem à tona após 60 anos

Uma polonesa que há 60 anos guardava o diário de uma adolescente judia, morta pelos nazistas em 1943, entregou o diário ao memorial do Holocausto, em Israel, na segunda-feira.
Rutka Laskier, de 14 anos, escondeu o diário sob o piso de sua casa antes de sua família ser deportada para o campo de concentração de Auschwitz.
O caderno foi encontrado mais tarde por Stanislawa Sapinska, que viveu na casa antes da ocupação alemã e ficou amiga de Rutka Laskier.
"Ela queria que o diário sobrevivesse, mesmo que ela não, para que o mundo soubesse como os judeus sofreram", disse Sapinska, 82 anos, no memorial Yad Vashem ao Holocausto, em Jerusalém.
As duas garotas combinaram que Laskier esconderia o diário sob a madeira do piso da escada de sua casa e que, depois da guerra, Sapinska cuidaria dele.
Uma porta-voz do Yad Vashem disse que acredita-se que Laskier foi morta imediatamente depois de chegar a Auschwitz, em agosto de 1943.
No manuscrito de 60 páginas, Laskier fala de amor, morte e do cotidiano do gueto. Ela começa um parágrafo falando do "tormento" de antever sua própria morte, mas termina falando em tom adolescente sobre o garoto que ama.
Fonte: Site Bol