HISTÓRIA em um só clique!

segunda-feira, maio 28, 2007

Captura de baleias começou no século XII


A captura indiscriminada de baleias com fins comerciais teve início no século XII, na área do Golfo de Biscaia, no Atlântico Norte. A exploração agravou-se partir de 1920, quando a atividade baleeira adquiriu características industriais. No Brasil, a caça a esses animais começou no século XVII, desde o litoral sul da Bahia até a Paraíba.
Devido ao forte declínio das populações de baleias, a indústria sentiu-se forçada a regulamentar a caça ao redor do mundo, criando, em 1946, a Comissão Internacional da Baleia. De acordo com o Greenpeace, o verdadeiro objetivo era conservar as populações de baleias para que pudessem ser devidamente exploradas. Assim, à medida que uma espécie tornava-se rara, partia-se para a caça de outra.
Mais de dois milhões de baleias foram mortas neste século, segundo dados do Greenpeace. Estima-se que cerca de 50 mil a 60 mil baleias foram mortas por ano durante o período da caça comercial mundial, que atingiu seu pico em 1961, com o recorde de 70 mil animais mortos. Para tentar conter o ritmo de caça, a Comissão Internacional da Baleia declarou, em 1986, a moratória da caça por tempo indeterminado. Ainda assim, desde que a moratória foi declarada, quase 14 mil baleias já foram mortas. Destas, sete mil foram abatidas somente pelo Japão.
Fonte: webjornal Correio da Bahia