HISTÓRIA em um só clique!

sexta-feira, abril 06, 2007

Livro revive a história dos bondes paulistanos


Livro: Bonde Saudoso Paulistano
Autor: Fernando Portela
Págs.: 224
Valor: R$ 100

Muitos ainda se lembram com saudosismo dos bondes que circulavam por São Paulo. A última linha, a Santo Amaro, funcionou até 1968. Ainda hoje é possível encontrar pela cidade marcas de seus trilhos. Eles eram muitos. Na década de 30, havia quatro vezes mais trilhos de bonde do que há de metrô hoje. A história desse meio de transporte na cidade, a partir de 1872, quando era puxado por burros, até a extinção dos bondes elétricos, é contada agora de maneira ricamente ilustrada no livro Bonde Saudoso Paulistano, de Fernando Portela.
Durante uma pesquisa no acervo da antiga Light, por décadas a empresa responsável pelo transporte público em São Paulo, funcionários da Fundação do Patrimônio Histórico depararam com uma grande quantidade de imagens de bondes circulando na cidade. Dali nasceu a idéia do livro. A complementação do material foi colhida nos arquivos da Agência Estado. No total, são 180 fotos históricas de bondes e de São Paulo recortada por trilhos.
O livro faz ainda um paralelo entre a rede de bondes e a expansão da capital paulista. Os textos misturam saborosas crônicas ao estilo da época e depoimentos de personalidades que usaram os bondes, como o bibliófilo José Mindlin e o compositor Paulo Vanzolini, entre outros.