HISTÓRIA em um só clique!

sexta-feira, março 02, 2007

O Verdadeiro Cabral


“Esqueça tudo o que você aprendeu na escola sobre o descobrimento do Brasil. O primeiro português a vir às terras brasileiras não foi Pedro Álvares Cabral, ao contrário do que até hoje ensinam os manuais de história. O primeiro torrão de terra tupiniquim avistado pelos portugueses também não foi o Monte Pascoal, no sul da Bahia. O primeiro contato dos europeus com a terra brasilis tampouco ocorreu em 22 de abril de 1500".
Este é o início da reportagem especial divulgada pela revista ISTOÉ que revela a possibilidade de estarmos completamente enganados sobre o descobrimento do nosso país.
Segundo a matéria, trabalhos de pesquisadores portugueses, espanhóis e franceses revelam que o primeiro português a chegar ao Brasil foi o navegador Duarte Pacheco Pereira, um gênio da astronomia, navegação e geografia e homem da mais absoluta confiança do rei de Portugal, d. Manoel I. Duarte Pacheco descobriu o Brasil um ano e meio antes de Cabral, entre novembro e dezembro de 1948. Ele desembarcou aqui num ponto localizado nas proximidades da fronteira do Maranhão e Pará. Quando regressou a Portugal, o rei ordenou-lhe que a expedição deveria ser mantida em sigilo. O motivo? Este é simples: as terras encontravam-se em área espanhola, de acordo com a divisão estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas.
Um dos principais documentos que comprovam essa tese é o manuscrito, “Esmeraldo de situ orbis”, de autoria do próprio Duarte Pacheco entre 1505 e 1508 e que ficou desaparecido por quase quatro séculos. O manuscrito é, na realidade, um imenso relato das viagens de Duarte Pacheco Pereira não só ao Brasil, como à costa da África, principal fonte de riqueza comercial de Portugal no século XV. As melhores provas sobre o descobrimento do Brasil aparecem no capítulo segundo da primeira parte. Resumidamente o trecho diz o seguinte:
“Como no terceiro ano de vosso reinado do ano de Nosso Senhor de mil quatrocentos e noventa e oito, donde vossa Alteza mandou descobrir a parte ocidental, passando além a grandeza do mar Oceano, onde é achada e navegada uma tam grande terra firme, com muitas e grandes ilhas adjacentes a ela e é grandemente povoada. Tanto se dilata sua grandeza e corre com muita longura, que de uma arte nem da outra não foi visto nem sabido o fim e cabo dela. É achado nela muito e fino Brasil com outras muitas cousas de que os navios neste Reinos vem grandemente povoados".
Mesmo assim, a pergunta que não quer se calar ainda paira sobre as nossas mentes nos deixando dúvidas crescentes e poucas respostas definitivas: afinal de contas, quem é o verdadeiro Cabral?