HISTÓRIA em um só clique!

quarta-feira, março 21, 2007

Suspiros do passado

“Meu benzinho da minh’alma”, “meu amado”, “Senhora... juro ser vosso até morrer”, “Minha querida filha e amiga do coração”, “Cada vez lhe quero mais, se é possível”. Muitas foram as formas de dizer amor no passado. Muitos também foram os amores de personagens ícones da história brasileira. Afinal de contas, não existe uma curiosidade latente em se saber como se amava antigamente? Esta é a proposta da historiadora Mary Del Priore com o seu livro História do amor no Brasil.
Lançado em 2006 pela editora Contexto, o livro apresenta exemplos de casais “ilustres” da história do Brasil como a união entre Chica da Silva e o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. A tórrida relação de D. Pedro I com a marquesa de Santos e o envolvimento, nos primeiros tempos da América portuguesa, de Catarina Paraguaçu e Caramuru não poderiam deixar de ser citadas.
Outros relacionamentos ainda, apenas recentemente vieram à tona, encobertos por pesquisadores desatentos ou pelo preconceito contra o assunto: é o caso do fogoso barão de Rio Branco e sua fascinante Marie Philomène Stevens, atriz belga por quem rompeu com a família e arriscou a sua carreira diplomática.
Sem contar, o amor do presidente Juscelino Kubitschek com a bela pernambucana Lúcia Pedroso, desabrochado em plena construção de Brasília